domingo, 3 de agosto de 2014

1914-2014: os cem anos da Primeira Guerra Mundial

Estamos no centésimo ano do inicio de um conflito mundial que tem importância fundamental no contexto do mundo contemporâneo. A Primeira Guerra Mundial ou Primeira Grande Guerra, foi um conflito que durou quatro anos e envolveu as potências mundiais da época, tendo como cenário o continente europeu. Seu inicio se deu após o assassinado do arquiduque da Áustria, Francisco Ferdinando, em 28 de junho de 1914,  na Bósnia.  Tendo sido vítima de um nacionalista,  o ocorrido gerou tensão imediata entre vários países e pôs fim aos impérios que se estabeleceram no século XIX e que permaneciam no contexto político do século XX com grande força nas primeiras décadas.
Um mês após o assassinato de Francisco Ferdinando, o conflito teve inicio com a invasão da Sérvia,  por parte de austríacos e húngaros. Em seguida,  a Alemanha invadiu Bélgica, Luxemburgo e França. A Rússia,  por sua vez,  invadiu a Alemanha. Posteriormente, outros países entraram no conflito: Itália, Bulgária e Romênia aderiram a guerra em 1915.A guerra veio a terminar quando os Estados Unidos entraram no conflito em 1918, após a Rússia ter abandonado o conflito (ainda em 1917) por conta da Revolução Russa (movimento interno).
A Primeira Guerra Mundial pôs em cheque a politica internacional e a própria expansão do imperialismo na época, bem como pôs fim a muitos impérios que ainda resistiam ao contexto da época e redesenhou o mapa do continente europeu. As lutas se dividiram em alianças,  a saber:

  • Tríplice Entente - Reino Unido, França e Império Russo.
  • Tríplice Aliança - Império Alemão (Prússia),  Áustria-Hungria e Itália. 

A Primeira Guerra Mundial tem esse nome,  porque foi um conflito que envolveu as grandes potências mundiais da época,  além da Rússia.

Esse foi o primeiro conflito de proporção mundial, além de sangrento, ganhou cobertura jornalistica. Em alguns países,  se censurava o que realmente acontecia,  com a manipulação das noticias.Mais de 9 milhões de pessoas foram mortas. Envolveu cerca de 70 milhões de militares,  90% deles,  europeus.


Albert Kahn financiou fotógrafos que registraram o que de fato aconteceu nos campos de batalha e que não era divulgado.

O Brasil teve pequena participação no conflito. Inicialmente,  manteve-se neutro. Depois, teve navios civis atacados por membros da Tríplice Aliança,  o que o fez romper relações diplomáticas por certo tempo com a Alemanha. Contudo, foi mais vítima que qualquer outra coisa. A tentativa de entrar na guerra está mais para a comédia do que para a tragédia. Além do envio de alguns poucos aviões em 1918,  nada mais aconteceu.
Nas artes, surgiu o movimento expressionista alemão que se caracterizou pelo exagero das formas e distorção das cores, como denúncia do que se passava realmente na Primeira Guerra Mundial. Neste caso, a arte era usada como uma ferramenta para despertar a consciência da sociedade, para pensar no que realmente estava acontecendo.


Quadro de George Grosz (1853-1959), expoente da arte no expressionismo alemão, no período da Primeira Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário