quinta-feira, 18 de junho de 2015

Bonequinhos Históricos: Carlota Joaquina


Carlota Joaquina - a princesa do Brasil.

Essa figura histórica é bastante interessante. Filha do rei de Espanha, Carlos IV, chamava-se Carlota Joaquina Teresa Caytana de Borbón e Borbón. Ainda criança, aos 10 anos, foi obrigada a se casar com D. João VI que viria a se tornar Rei de Portugal e fugir com a Família Real para o Brasil em 1808. O relacionamento de ambos foi quase sempre muito conturbado.
A esposa do rei tinha aversão a ele e a seus projetos políticos, o que incluía o Brasil e foi com muita infelicidade que viveu por quase duas décadas no Brasil. Sabe-se que seu relacionamento com o rei era bastante conturbado o que levou a seu isolamento em alguns períodos por conspiração política contra o próprio marido.
De seu casamento teve nove filhos, entre os quais, D. Pedro I - Imperador do Brasil. Mas seu preferido mesmo era D. Miguel I (de Portugal) por quem lutou para que chegasse ao trono. Após a Revolução do Porto, em 1820, deixou clara a sua insatisfação com o rei e seu projeto de Monarquia Constitucional, se recusando inclusive a prestar-lhe juramento. Carlota Joaquina passou a conspirar contra o próprio marido e aliou-se ao filho mais novo, que ascendendo ao trono não retribuiu à mãe os favores que recebera.
Viveu o fim da vida só e isolada em meio ao mau humor que ele era peculiar no Palácio de Queluz até vir a falecer em 1830.

Crédito: 
Emily Teles - 8ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário